sábado, 3 de maio de 2008

O Marceneiro do Mundo Mágico

Reportagem:Revista Pequenas Empresas& Grandes Negócios -Páginas 20

Resumo
Como dezenas de empresários, o publicitário Paulista Eduardo Decini descobre um novo negócio. Ao decorar o quarto de seu filho descobre em 2001 que todos berços eram iguais: branquinho e padronizado. Decide inovar e desenha o um berço tipo barco e encomenda o projeto a um marceneiro. A novidade chamou atenção dos amigos, que manifestaram disposição de pagar caro para ter um toque especial em seu quarto. Pesquizando descobriu que móveis com espírito lúdico eram tendências na Europa e nos Estados Unidos.
Então passou a desenhar os móveis e terceirizar a produção , parecia um bom negocio, mas logo percebeu que os marceneiros não conseguiam reproduzir o que ele pensava e ele não entendia nada de produzir móveis. Troca a agência de publicidade por uma marcenaria em Campos do Jordão, onde a mão de obra especializada é farta, contrata um designer industrial e aprende a profissão. Cresceu a ponto de exportar para a Europa. Mas logo percebe que se não produz em escala não tem produtividade, mas não queria perder o caráter artesanal de seus móveis resolve recomeçar, fecha a industria e volta a produção artesal terceirizada feita por duas indústrias homologadas e auditadas pela Disney. Engrenou novamente vendendo 30 camas por mês entre R$1200 aR$9000. Tem cama que reproduz o castelo da Cinderela e outros móveis exclusivos oferecidos pela Gepeto Movelaria Cênica.Declara que o difencial não são apenas os personagens, mas torna-os divertido para a criança.

É muito interessante a capacidade que algumas pessoas tem de inovar, e este artigo nos mostra isso. O empresário por necessidade de ter algo diferente do que existia no mercado na decoração do quarto de seu filho,desenha um "berço barco", e que encanta os amigos e ele vê nisso um bom negócio deixando sua profissão de Publicitário, entrando para o ramo moveleiro com a criação de móveis com personagens da Disney, algo que toda criança gosta. Então esse négocio apesar de ser muito caro só pode dar certo pois qual a criança que ao encontrar com um móvel desse não ficará encantada e insistirá com os pais para comprar-lo. E também outro coisa que me chamou a atenção é a terceirização quando encontra as industrias certas, não tem porque não terceirizar. È preciso ter coragem de inovar.

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