sexta-feira, 24 de outubro de 2008

COORDENAÇÃO TRANSFORMADORA

Sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Postagem 4
capítulo 4 do livro 4Cs para Competir e Inovação.
Resenha: (pág.: 127 à 172)

A autora expôs muito bem que as empresas que olham para o futuro necessitam de pessoas criativas, inovadoras, possibilitando maior competitividade e que a premissa básica é criar e agir de maneira inovadora. ¨ A criação e a inovação é como respiração: faz parte da necessidade humana e das organizações e o papel da liderança passa a ser fundamental¨.
O incentivo para a autora é equivalente a reconstruir o muro de Berlim. Nessa linha de raciocínio com foco para as empresas, com o passar do tempo crescem com mecanismos que em alguns casos bloqueiam a criatividade, sendo preciso rever o processo interno, normas, regulamentos e estratégias de liderança, que possibilitaria então o resgate do potencial criativo incentivando a geração de idéias.
O destaque da cultura e clima organizacional para criar, que pode influenciar para provocar o nascimento ou a morte do pensamento criativo, constitui atmosfera psicológica, estando ligado intimamente à satisfação das necessidades humanas, influenciando diretamente no comportamento das pessoas; assim também como está ligado ao estilo de ¨liderança ¨ e às relações interpessoais. São muitos os pontos relevantes, favoráveis à inovação e criatividade: a visão e missão da empresa; flexibilidade de ações; reciprocidade das pessoas com a organização; qualidade de vida do trabalhador, que não se refere apenas à saúde física mas também, à saúde mental do trabalhador; liderança estimulando a geração de idéias como parte importante nos programas de melhoria contínua onde a participação dos funcionários no processo constitui em estimulá-los para apontamentos de soluções e melhorias do dia-a-dia, que acarreta muitos benefícios como por exemplo: fortalecimento do espírito em trabalho de equipe e maior motivação, Coordenação das atividades de maneira flexível para assegurar comunicação, troca de idéias e um processo de criação constante na empresa com os clientes ; substituir normas que impossibilitam crescimento por princípios criativo; as idéias são fundamentais para estruturar um projeto, chegar a uma invenção, elaborar um plano e colocá-lo em ação.
Sem execução a déia é um sonho. Por isso que o papel da liderança é fundamental não somente no incentivo, mas também para fazer com que a idéia seja colocada em prática.
A autora menciona a grande importância da figura do líder no processo de criação e inovação e esse se destaca onde há um grupo desenvolvendo alguma atividade . Sua sensibilidade permite estabelecer empatia com todos os membros do grupo, o que facilita seu trabalho de motivar, estimular, ouvir e encontrar formas de colocar em ação as idéias que surgem.
Outra capacidade importante do líder é estar sempre preparado, em busca de atitudes que poderão servir de suporte para as ações adversas que inevitavelmente surgirão, principalmente no ambiente de trabalho.
Para promover a capacidade é preciso um ambiente mais amistoso e recompensador. É preciso deixar de equacionar as divergências, a diversidade de talentos, aumentando a tolerância para com as pessoas que agem diferente.
Nesse contexto, a autora dá algumas dicas para líderes: ouvir mais e mandar menos, dar tempo para seu subordinado crescer, motivar-se e motivar, estimular a autonomia, delegar responsabilidades, flexibilizar-se, ou seja, adaptar-se às diferenças individuais dos membros da equipe, possibilitar a criatividade, praticar o zoom criativo.
A liderança criativa é aquela que provoca: um motivo para criar; a criação dos meios para transformar ilusão em atitude;a geração e o aproveitamento de oportunidade; conflitos para gerar idéias, e as idéias solucionar os conflitos.
Líderes inovadores percebem o conflito como possibilidade de alavancagem de resultados por meio da diversidade.
No final do capítulo, a autora foi muito feliz ao dar algumas explicações oportunas para complementação da compreensão do conteúdo do tema; porém , palavras chaves são destacadas:
Visualização do futuro, trabalho em equipe, convívio com o oposto, escutar, ambiente interno saudável, reciprocidade, etc.
O tema líder, muito relevante para as empresas, organiza foco na criatividade e inovação, equipe integrada ¨fazer com¨e não fazer simplesmente, garante um futuro promissor.

MATÉRIA:
ARTIGO: A INOVAÇÃO VEM BEM DEPOIS DA CRIATIVIDADE - Agni ou Eduardo Santos - SITE http://webinsider.uol.com.br/index.php/2008/01/31 a -inovaçao-vem-bem-depois-da-cr... janeiro/2008

O autor foca o tema inovação e criatividade, para esclarecimento mais profundo , diferenciando a inovação da criatividade, onde relaciona, pontos importantes a começar com a interrogação do significado de fato inovar; pergunta essa, muito oportuna para tirar dúvidas sobre o assunto.
O autor, explica com muita clareza sobre o assunto, na área design, área multidisciplinar e box, algumas reflexões nos tópicos: inovação e custos, ambiente de trabalho.
Há uma abordagem muito significativa, de como valoriza a obrigatoriedade das empresas e profissionais a investir em inovação para superar a competitividade e o volume dos produtos no mercado capitalista, o que torna-se cada vez mais necessário para a renovação dos produtos no mercado, para atender cada vez mais a grande demanda diversificada do consumidor.
ANÁLISE CRÍTICA BASEADA NO LIVRO:
A matéria sobre o tema: A inovação vem bem depois da Criatividade, está convergente com o assunto do capítulo quatro do livro, se adequando, formalmente, na mesma linha de raciocínio, sobre a nessecidade de empresas e profissionais, líderes ou não, investir em inovação para garantir competitividade. Também não basta apenas ter as idéias, se não implementá-las. A autora do livro e o autor do artigo, descrevem muito bem sobre a cultura e ambiente saudável, mudança de costumes, pensamento e postura , primar-se também na coletividade, colaboração e comunicação da equipe. Mencionam também sobre a importância na análise dos custos, muito beneficiados pelas boas idéias e investimento direcionados à treinamentos, deixando as pessoas livres para pensar, sonhar e inovar.

Nenhum comentário: