sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Postagem 2
Capítulo 2
Comunicação Assertiva na venda e Compra de idéias
Nesse capítulo a autora Maria Inês de Felippe discorre sobre o valor da Comunicação Assertiva e do espírito de equipe interagindo em prol de algo novo, em inovar, não sózinho, mas unidos, aprovando idéias em conjunto, unindo forças, encarando desafios. Discorre também de comunicação não só com palavras, mas com gestos olhares, expressões faciais, usando a imaginação, a criatividade de que é inerente a cada ser humano. Finalmente fala sobre negócios, a postura dos negociadores, suas atitudes criativas para implementação de serviços, a necessidade de ousadia senso de humor e flexibilidade dentro da nova realidade.
Os seres humanos sao criaturas limitadas e essa limitação atrai sentimentos de temor ao se tentar colocar essas idéias, as vezes porque suspeita-se que não vai agradar, ou que são ultrapassadas e isto pode ocorrer por experiências negativas passadas e que estão guardadas no no inconsciente, mas no no inconsciente pode também estar a ruptura dessas dificuldades bastando apenas que o indvíduo se tranquilize, saia do seu limite interno para que as idéias aflorem, para que possa libertar-se dos bloqueios que às vezes não sabe de onde vêm.
Auto avaliar-se é fundamental para o crescimento pessoal e profissional, diz a autora so livro. É preciso se conhecer melhor, mudar atitudes e comportamentos para melhor resultado do processo de comunicação e relacionamento com as pessoas.
Numa apresentação de idéias é importante que se esteja peparado, pois é fundamental que se acredite nessa idéia, estudá-la muito prevendo indagações, críticas e objeções a respeito.
Confiantes e preparados, apresentá-la com entusiasmo, defendendo-a das críticas e convencendo os ouvintes. A respeito dos ouvintes é interessante estar preparado para ouví-los sobre a idéia que se está expondo ou defendendo, aberto às críticas e disposto a melhorar caso sinta que seja necessário.
UM bom comunicador leva em consideração os objetos e as atitudes das pessoas que receberão a idéia e dos que serão afetados por ela sabe que as pessoas não compram produtos , mas os seus benefícios, por isso deve estar preparado para objeções quando houver falhas nesses benefícios mantendo se alerta com o pensamento convergente, observado minuciosamente os detalhes, diminuindo as forças restritas, buscando respostas para possíveis dificuldades, procurando identificar o efeito que ela provocou.
Para uma boa comunicação dentro da empresa é relatado pela autora Maria Inês de Felippe, nesse capítulo a importância de saber escutar/ouvir dando condições do outro expressar suas idéias, seus sentimentos e valores sem necessariamente concordar com tudo, estando sempre atento e buscando soluções criativas para os problemas na concepção da idéia e na sua apresentação.
Negociadores experientes observam atentamente os sinais não-verbais analisando se são condizentes com o que está sendo falado, pois cria um clima de tensão e de pressão, por isso deve se buscar uma negociação criativa favorecendo a flexiblidade proporcionando uma conciliação de situações de ambas as partes.
Deve o negociador acreditar na sua intuição e sabedoria interior que provém de uma busca interna de equilíbrio obtido quando se destroe internamente preconceitos, valores enraizados e se constroi um novo ser dentro da nova realidade.

MATÉRIA JORNALÍSTICA
AMBIENTE BOM E PRODUTIVO
Revista Pequenas empresas & Grandes Negócios Set/2009 pag.82

Uma determinada empresa de informática do Rio de Janeiro preparada para mudança de endereço, que oferecia um ambiente mais confortável para os seus quase cem funcionários, descobriu ao apresentar o novo projeto insatisfação geral, devido aos grandes congestionamentos no novo local onde estaria o novo local de instalação da empresa. Diante do impasse os donos da empresa realizaram um plebiscito. Cerca de 80% da equipe votou contra a mudança. A decisão foi acatada.
A preocupação em ouvir e acatar a equipe não é de hoje, quando tinha 40 colaboradores, há doze anos a empresa passou a promover uma gincana mensal visando aumentar a produtividade. inicialmente a medida envlvia apenas a área técnica, de desenvolvimento de sistemas, mas hoje engloba todos os departamentos, iclusive os administrativos. Os vencedores ganham um prêmio em dinheiro, que às vezes equivale a mais de 50% do salário.Em 2007foram distribuídos cerca de R$150.000 aos funcinários por premiação por bom desempenho.

ANÁLISE CRÍTICA BASEADA NO LIVRO
A atitude da Empresa que valorizou a oposição no caso da mudança de endereço da empresa dando lhes a oportunidade de decidirem qual seria o local mais viável para o funcionamento criou um bem estar para a companhia, que usando essas estratégias eficazes: ouvir idéias, escutar e identificar os desejos as necessidades para desenvolver a confiança, aceitado sujestões, administrando conflitos, fazendo com que esses funcionários se sintam motivados e mais comprometidos com a organização.
A mudança de atitude, aprender a dar o passo atrás, o olhar de diferentes ângulos e pensar de maneira renovada e flexível como é citado no livro Os 4 C's Para Competir com Criatividade e Inovação fez a otimização da empresa que com essas atitudes alcançou a integração no ranking das 100 melhores empresas para trabalhar, pesqisa anual realizada pelo Instituto Great Place to Work(GTPW). Além de atingir melhoras financeiras significantes em seus faturamentos.
Para promover um bom ambiente corporativo a idéia de distribuir recetas nas premiações com gincanas visando aumentar a produtividade favoreceu ainda mais, pois como diz a autora Maria Inês de Felippe na pag. 85 "A importância de pensar diferente, gerar idéias enxergar oportunidades em um mundo cheio de stímulo passa a ser fundamental para a sobrevivência das pessoas e das organizações, favorece o espírito criativo. Numa economia globalizada aumenta a necessidade de pensar criativamente.¨

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